As mudanças em seu corpo na gravidez são causadas pelos hormônios que aumentam muito durante a gestação, porém são normais e necessários para o desenvolvimento saudável do seu bebê.

Uma das principais mudanças está relacionada com as suas emoções. É perfeitamente naturalque durante a gestação você fique ansiosa, com medo que o bebê tenha algum problema, com medo do parto, e tantos outros sentimentos que vão te deixar insegura e mais sensível. O útero irá crescer mês a mês aumentando seu abdome e isto trará dificuldades para você andar e trabalhar, e ao se aproximar do nascimento do seu bebê, ficará mais difícil para dormir e respirar. O útero também irá pressionar sua bexiga e você passará urinar com mais freqüência, principalmente nos primeiros três meses e no final da gestação e também vai pressionar sua coluna causando dores nas costas especialmente na região lombar, e que poderá ser prevenida com exercícios específicos para gestantes sempre sob orientação do seu médico ou fisioterapeuta, pois eles saberão orientar quais exercícios serão melhores para você.

Os seios ficarão maiores e mais sensíveis e as vezes até secretarem um pouco de colostro. Suas pernas e seus pés ficarão inchados, pesados e doloridos. Sua pele, cabelos e unhas sofrerão com a ação hormonal, as vezes se tornará manchada, ressecada ou até mesmo oleosa, por isso, use cremes hidratantes e protetores solar conforme indicação de seu médico.

Estas serão algumas das mudanças visíveis por você, porém a maioria delas se tornam imperceptíveis.
Procure beber bastante água durante a gravidez isso evitará que a pele fique menos ressecada, diminuindo o risco de infecções urinárias e também diminuindo as contrações do utero evitando o parto prematuro.

Dr. Amauri do Rosário CRM-PR 6806